Converse com o Gestor

A gestão de recursos independente no Brasil, como já ocorrido nos grandes centros financeiros mundiais, é algo que vem crescendo consistentemente no país. Hoje mais de 70%  dos recursos dos Fundos de Investimentos concentram-se em grandes bancos. Nos EUA a estrutura dessa indústria é o inverso, ou seja, 73% estão sob os cuidados de especialistas (Gestores Independentes) em gestão de recursos de terceiros.

O caminho de educação e sofisticação dos investidores no Brasil avança a passos largos e é este movimento que tem feito com que a Gestão Independente comece a ganhar corpo e trilhe um caminho semelhante ao ocorrido nos principais centros financeiros do mundo. Vale aqui destacar alguns dados deste processo de sofisticação do investidor:

  • Em 1994 os recursos investidos na poupança praticamente se igualavam aos da Indústria de Fundos, já em 2010 passou a representar apenas 22%;
  • Os Fundos de Investimentos tradicionais, em 2000, representavam mais de 74% da indústria e em 2010 menos da metade 43%;
  • Dentre os sofisticados, os Multimercados eram menos de 15% e hoje aproximadamente 25% da indústria.

 

Os fundos tradicionais são os referenciados no CDI, os de Curto Prazo e os de Renda fixa. Já em relação aos sofisticados destacamos os Multimercados, de Ações, de Crédito, Imobiliários, de Investimento no Exterior etc.

A DGR Investimentos entende que pode contribuir com o processo de educação e de sofisticação da indústria e nosso website é voltado nesta direção. Ainda neste sentido, temos o CONVERSE COM O GESTOR que é um canal aberto aos nossos clientes e potenciais clientes para tirarem dúvidas, darem opiniões, enfim, um canal para troca de idéias e opiniões sobre a indústria. Para acessar este canal basta nos enviar um email e colocar no assunto Converse Com o Gestor*.

* O objetivo deste canal é meramente educacional e informacional e o getor não expressa sua opinião de mercado e de investimentos; a opinião operacional do gestor é feita exclusivamente na Carta do Gestor.